Marcas

Como escolher a paleta de cores para o Instagram?

Se tem uma coisa que chama atenção no Instagram logo de cara, é a estética do perfil. Afinal, é sua primeira impressão. Portanto, a paleta de cores tem um papel essencial nisso! Você já sentiu que alguns perfis simplesmente parecem mais organizados, profissionais, convidativos e cheios de personalidade? Pois é! Se você quer que sua presença nas redes sociais tenha essa pegada, precisa escolher as cores certas.

“Mas eu não entendo nada de cores”. Fique de boa! Vamos te guiar nesse processo para você escolher a sua paleta de cores para o Instagram.

O que é paleta de cores?

A paleta de cores é um conjunto de tons selecionados para criar uma comunicação e uma identidade visual consistentes para a sua marca. Sendo assim, ela pode ser composta por cores principais, secundárias e neutras, ajudando a transmitir sensações e reforçar o reconhecimento do seu negócio. No Instagram, a escolha de uma paleta bem definida faz toda a diferença para um feed harmonioso e profissional, além de facilitar a conexão com seu público.

Por que escolher uma paleta de cores para o Instagram?

A escolha de uma paleta de cores não é apenas uma questão estética, mas também estratégica. Cores bem definidas ajudam a criar reconhecimento de marca, transmitindo profissionalismo e coerência visual. Além disso, um feed harmônico gera mais engajamento, pois as pessoas tendem a interagir mais com perfis visualmente agradáveis.

Importante, também, lembrar que as cores que você escolhe geram diferentes sensações. O preço de escolher a cor errada pra sua marca pode ser grande. Imagine, por exemplo, que a sua empresa trabalha com ambientes de saúde (por exemplo, clínicas, Spas, consultórios etc.). E, ao escolher uma paleta, você achou que ela super combinaria – porque, na verdade, você simplesmente escolheu as cores que você gosta.

Porém, na visão das pessoas, aquilo soa como estranho, exótico, sujo ou outros adjetivos negativos. As pessoas podem até não saber dizer exatamente o que as incomoda nas cores, mas acaba ficando uma percepção através delas.

No entanto, notem que não estamos falando que todas as marcas de um determinado nicho devem levar as mesmas cores. Se todas as lavanderias, por exemplo, usarem branco e azul, ou se todas as açaiterias usarem roxo e verde, ninguém vai se destacar necessariamente pelo visual.

No final das contas, é sempre uma decisão difícil e que, num mundo digital, onde a atenção do usuário é disputada a cada segundo, uma identidade visual forte pode ser o fator decisivo para que seu público se lembre da sua marca e confie no seu conteúdo.

Agora vamos mostrar alguns passos importantes (e relativamente simples) para te ajudar a definir a paleta de cores para o Instagram!

1. Entenda a personalidade da sua marca

Antes de sair escolhendo cores aleatórias, pare um minutinho e reflita: como você quer que sua marca seja percebida? Alegre e divertida? Sofisticada e elegante? Minimalista e clean? As cores transmitem emoções, então escolher tons alinhados com a essência do seu negócio faz toda a diferença.

Conta pra gente nos comentários: que sensação você quer que sua marca transmita?

Que tal um exemplo prático?

Fernanda tem um estúdio de dança para todas as idades. No entanto, ela não quer ser percebida como um estúdio de de balé que só trabalha com clássicos. Ela quer atingir pessoas que também gostam de samba, de pop, de rap e por aí vai. Isso faz com que ela queira ser percebida como plural, divertida e criativa.

Enquanto todos os estúdios de dança clássica trabalham com tons pastéis, ela quer – e precisa ir por um caminho diferente. Por isso, sua paleta ideal seria mais viva, diversa, que passem a sensação de energia.

Você consegue imaginar que cores seriam?

2. Busque referências

Se você está perdido e não sabe por onde começar, sem problema! Uma dica de ouro é buscar inspiração. Por isso, exercite conhecer perfis e sites de marcas que você admira ou seguir a nossa lista abaixo com sites excelentes pra explorar paletas de cores:

Dica extra: Olhe para o seu nicho e quais cores transmitem a credibilidade do setor.

3. Escolha uma paleta equilibrada

Agora vem a parte prática! Para um feed harmônico, escolha de 3 a 5 cores principais. Mas como combinar sem erro? Aqui vai um esquema que sempre funciona:

  • Cor primária: a principal, que será a mais usada e representará sua marca.
  • Cor secundária: complementa a primária e ajuda a criar variedade.
  • Cor neutra: para equilibrar o visual (pode ser branco, preto, cinza ou bege).
  • Cor de destaque: para chamar atenção em elementos específicos, como CTA’s (chamadas para ação) e destaques.

Se você ainda não tem clareza sobre as cores que gostaria de usar, leia nosso texto sobre o significado das cores.

4. Teste no feed antes de definir a paleta de cores para o Instagram

Já imaginou escolher uma paleta e depois perceber que no feed ela não funciona? Para evitar surpresas desagradáveis, faça testes! Monte alguns posts no Canva e veja se as cores combinam bem entre si. O feed do Instagram tem um formato único, então é essencial visualizar como as cores interagem na grade.

 

aplicação de paleta de cores no Instagram

5. Como aplicar (de verdade!) a sua paleta

Escolheu sua paleta? Agora é hora de manter a coerência e a consistência!

Para que sua identidade visual fique forte, use sempre as mesmas cores nos posts, stories e destaques. Isso ajuda seu público a reconhecer sua marca dentro daqueles segundos cruciais em que seu post passa pelo feed. A inconsistência enfraquece a sua comunicação pois confunde o público.

Mas não é só naqueles posts com texto e design que a sua paleta pode aparecer. Em vídeos e fotos, por exemplo, você pode trazer cores nas legendas, em objetos do cenário, nas roupas que você veste, em textos que apareçam na tela e até no tratamento de cor (ou os famosos filtros).

Conclusão:

Escolher a paleta de cores para o Instagram pode parecer um detalhe, mas faz toda a diferença para criar um perfil visualmente atraente e memorável. Lembre-se de alinhar as cores com a personalidade da sua marca, testar antes de definir e manter a consistência. Com essas dicas, seu feed vai se transformar e sua marca será facilmente reconhecida pelo público.

Agora conta pra gente: qual a maior dificuldade que você tem para definir a paleta de cores para o Instagram? Vamos trocar dicas nos comentários!

Se você precisa de ajuda para melhorar a gestão das suas redes sociais, conte com a Bloomy!

Navegue pelo nosso blog para mais dicas e nos siga no Instagram para não perder nenhuma novidade!

 

 

Redator SEO

juliana@agenciabloomy.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tela de chat
💬 Precisa de ajuda?
Oi! Somos a Bloomy 🙃