
Você deve lembrar do estouro que foi quando o TikTok explodiu. De repente, os vídeos curtos se tornaram o padrão de conteúdo básico da internet. Não à toa, o Instagram aprimorou o recurso de reels como o formato de melhores resultados. Mas isso também fez muita gente que estava se sentindo de fora se perguntar: como criar conteúdo para o TikTok? Será que eu realmente preciso me expor fazendo dancinhas que eu não quero em nome do engajamento? E, se eu fizer, o que, de fato, ganho com isso?
A verdade é que ter em mente essas perguntas fez muita gente negar a potência que é o TikTok dizendo ‘ah, isso é coisa de adolescente’. E, pior ainda, disseminar a crença de que todo conteúdo lá é raso. Mas só, de fato, entrando na rede é que se descobre que ela é como qualquer outra plataforma. Tem gente que vai dos 18 aos 80 anos e gente falando de todos os assuntos possíveis. As dancinhas e os memes bastante específicos da geração z são apenas uma parte do todo.
E, acredite, não é tarde demais para começar. Nós preparamos um guia do TikTok para não TikTokers. Sim, é com você, millenial, que estamos falando. Esse post foi escrito com base em experiências reais de quem também começou tarde e acabou pegando o jeito. A seguir, você vai entender sobre algoritmos, nichos, formatos, alcance e muito mais.
Por que criar conteúdo para o TikTok?
Porque o alcance é ótimo e é a rede que mais se conecta com as novas gerações. Mas essa é uma resposta rasa. A questão, em si, começa no conteúdo que você quer criar. Quem você quer alcançar, de fato? Talvez sua marca não precise do TikTok, mas é evidente que lá ela pode ganhar mais volume e tração e até ser parte do nascimento de tendências que começam especificamente por lá.
Essa percepção de que o público do TikTok é massivamente jovem, não é tão equivocada assim. Na média, um usuário do TikTok tem 24 anos. E 66% da audiência está na faixa de 18 a 34 anos. Ou seja, muitos são jovens, mas não tanto. Dependendo do que a sua marca oferece como produto ou serviço, vai encontrar nessa faixa etária pessoas que já tomam as próprias decisões de compra sem depender do dinheiro de outra pessoa.
Além disso, se você pensa a longo prazo, ao falar com pessoas que ainda não estão na faixa-etária média das pessoas que consomem sua marca, você pode estar investindo no futuro, em pessoas que, desde muito cedo, já têm a sua marca como um referencial.
Além da dancinha: as subculturas como conteúdo do TikTok
O TikTok tem, hoje, um impacto cultural muito parecido com o do YouTube: uma rede 100% focada em produção de vídeo com conteúdos gerados pelos usuários. E é um algoritmo que se adapta muito rápido ao gosto de quem assiste. Basta um pouco de atenção sua em um vídeo (ou seja, fica mais do que 10 segundos), pro algoritmo entender do que você gosta. Porém, a rede ainda foi além, permitindo um sistema de busca muito parecido com o do YouTube. Ou seja, você pode buscar sobre absolutamente qualquer coisa e provavelmente vai encontrar algum criador que reúne milhares – às vezes milhões – de visualizações e bom engajamento.
A gente poderia falar muita coisa sobre os nichos, mas os prints abaixo não mentem: tem espaço para fazer conteúdo autêntico sem precisar apenas seguir as trends.
Olhe para esta imagem atentamente. Veja quantos tipos de pessoas, idades, abordagens e temas diversos temos. Em sequência: design, televisão, bolos, saúde, cinema, musicais/religião, vida urbana, literatura, comportamento/vivências negras, vinhos. Mas como assim um canal sobre televisão aberta tem tanto engajamento quando a geração z mal assiste TV? Como uma rede social de pessoas tão jovens dá tanta audiência para o Dráuzio Varella, um médico de mais de 80 anos que fala tão sério? Como jovens que ficam tão ligados na internet o dia todo se interessam por conteúdos que falam de livros?
Por que o TikTok é uma rede social que tem aguçado a curiosidade das pessoas sobre o mundo a partir de uma linguagem leve e despretensiosa, ajudando a formar a personalidade dos adultos do futuro ao mesmo tempo em que atrai os adultos do presente ao expandir os tópicos de conversa.
Vai dizer que você ainda não enxerga espaço pra sua marca aqui nos conteúdos do TikTok?
E falando em marcas no Tik Tok…
Verdade seja dita: na internet, as pessoas querem basicamente entretenimento, e não propaganda. Se a interrupção do conteúdo para dar lugar a anúncios diretos nas outras redes sociais incomoda, mas de algum modo faz sentido para as gerações que cresceram com a televisão, o mesmo não se pode dizer do TikTok.
A rede até tem conteúdos patrocinados, mas o desafio de verdade está em como as marcas vão seguir inspirando as pessoas e endossando estilos de vida sem parecer um anúncio. O fato é que o conteúdo das marcas dentro do TikTok precisa ressoar com o conteúdo que é feito pelos usuários em torno de um tema. O engajamento da comunidade é muito importante. Algumas marcas falham em perceber o que atrai seu público, acham que falar apenas de si e de seus benefícios vai servir.
Enquanto isso, há muito dinheiro e influência na mão de quem está reposicionando a linguagem. O case da famosa hashtag #booktok usada para falar de livros é muito interessante. Os usuários dentro de seus quartos no meio da pandemia começaram a ditar os grandes best sellers das livrarias e passaram a ser valorizados como criadores. No entanto, os perfis das editoras não são lá grandes coisas se comparados com os conteúdos de leitores de verdade. Enquanto elas estavam cuidando de estocar as redes de lojas com os livros adesivados como ‘sucessos do TikTok’, não estavam se aproximando da comunidade.
Cases de sucesso
Porém, várias outras marcas entenderam rápido esse movimento de mercado. E, dá pra dizer, que algumas marcas são bem inesperadas. Veja, por exemplo, o perfil da Neosaldina. Eles entenderam onde um comprimido para dor de cabeça se encaixa na vida das pessoas e, a partir disso, conseguiram humanizar o comprimido. Hoje, ele é protagonista de conversas bem humorada sobre ex-namorados, ficar bêbado no carnaval, viagens entre amigos e muito mais. E tudo isso a partir de uma linguagem que abraça o tosco sem deixar de comunicar as qualidades do produto.
Outros excelentes exemplos são a Carmed e a Duolingo, que transformaram seus produtos em mascotes ativos e tiveram resultados lucrativos (em dinheiro, mesmo, não apenas engajamento). Dá pra citar, também, o perfil da Netflix. Bastou entender a cultura dos edits de filmes e séries e como isso expandia a experiência do consumo do conteúdo multitelas para que a marca se consolidasse na plataforma.
O TikTok tem recursos de inteligência para criadores
Medir engajamento é super importante no marketing digital. Como se trata de uma plataforma de vídeo, é preciso considerar o impacto das seguintes métricas:
- Tempo de permanência no vídeo
- Número de pessoas que foram até o final
- Curtidas
- Comentários
- Compartilhamentos
- Republicações
- Seguidores
- Visualizações do perfil
- Taxa de acesso por busca
- Taxa de acesso por recomendação
- Gráfico de evolução ao longo dos meses
- Proporção de distribuição entre seguidores e não seguidores
Ok, parece muita coisa, e de fato é. Mas como criar conteúdo para o TikTok e ainda acompanhar tudo isso? Simples, utilizando o conteúdo do TikTok Studio. É um recurso disponível apenas para contas business. Por um lado, as contas business tem algumas limitações, como não poder usar músicas de artistas que não estão liberadas para uso comercial. Por outro, recebe muito mais informações para entender o comportamento dos seus vídeos.
Veja, na imagem abaixo, como essas informações costumam ficar disponíveis.
Descoberta de temas em alta no seu nicho
De todas as redes sociais, o TikTok tem o que, talvez, seja o recurso mais assertivo e interessante para os creators. O “Creator Search Insights” permite que as contas pesquisem por buscas em alta por qualquer tema e quais buscas têm lacuna de conteúdo. Ou seja, os assuntos que a audiência quer ver, mas que apresenta poucos ou nenhum vídeo.
É possível, ainda, entender buscas em alta entre os seus seguidores, permitindo que você tenha ideias de conteúdo além do seu nicho.
Como funciona o algoritmo do TikTok?
O algoritmo do TikTok é o que torna a plataforma tão viciante e, muito provavelmente, o que faz as pessoas quererem tanto saber como criar conteúdo para o TikTok. Diferente de outras redes sociais, onde o conteúdo de quem você segue domina o feed, no TikTok a principal vitrine é a aba “Para Você” (ou “For You”), onde o usuário é exposto a uma seleção personalizada de vídeos com base em seu comportamento dentro do aplicativo. Isso significa que você não precisa ser famoso ou ter muitos seguidores para ter um conteúdo entregue para milhares de pessoas. No entanto, a repetição vai te ajudar a gerar uma consistência, uma vez que um vídeo seu fure a bolha. É por isso que muitos canais do TikTok reproduzem o mesmo formato várias e várias vezes.
E se a lógica da distribuição pesa mais em recomendações do algoritmo, isso significa que o número de seguidores, embora seja importante para para o crescimento da conta e para atingir critérios de monetização, não é o fator mais relevante de sucesso. A retenção no vídeo é, sem dúvida, o fator mais importante. Inclusive, é muito comum que muitos usuários sequer percebam a diferença entre uma conta que eles seguem e uma que não, afinal, por conta de seu interesse vídeo a vídeo, os conteúdos seguem sendo entregues.
Para criar conteúdo para o TikTok, você não precisa de fórmulas prontas
Há muitas contas tentando te ensinar a viralizar no TikTok. Mas elas nunca explicam o que torna contas de sucesso consistente um sucesso duradouro. Os gurus vão tentar te vender a ideia do viral pelo viral. Mas, afinal, o que você vai fazer se um vídeo viralizar e ele não tiver uma identidade escalável? O sucesso vai durar uns dias e depois, com a mesma rapidez com que veio, vai embora.
Além disso, é preciso refletir onde você quer chegar com um conteúdo que se parece exatamente com milhares de outros? Onde estará a sua personalidade e a voz da sua marca no meio disso?
Aqui no Blog e lá no nosso Instagram a gente bate insistentemente na tecla de fazer branding duradouro. E criar conteúdo para o TikTok é apenas um braço da sua estratégia. Se a sua marca não for a sua marca nesse aplicativo, isso vai gerar ruído na comunicação. Ainda que o TikTok funcione com as lógicas próprias, é preciso tornar a comunicação consistente em todos os canais em que a sua marca aparece.
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Aqui na Bloomy somos especialistas em conteúdo digital. Seja pro seu TikTok, pro seu site, sua outras redes sociais ou até mesmo um produto digital, cobrimos a produção de ponta a ponta e aliados a uma estratégia feita para dar resultados. Vem fazer seu marketing digital com a gente!